O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é um tipo de medicina, que fornece um tratamento diferenciado, seguro e eficaz, centrado na saúde de cada pessoa e não na doença. Baseia-se na autorregulação do corpo, focando-se no sistema músculo-esquelético, nas suas relações com os restantes sistemas do corpo e nos efeitos destas condições na saúde geral do individuo. É uma prática holística, que encara o corpo como um todo, inserido no seu meio ambiente.
O facto de a intervenção em osteopatia ser centrada na saúde e bem-estar do cliente, significa que os osteopatas devem considerar os sintomas de cada cliente. Os sintomas são inseridos na sua história clínica completa, assim como no seu estilo de vida e circunstâncias pessoais. Esta abordagem holística resulta no diagnóstico da causa desses sintomas e na elaboração de um plano de tratamento indicado para cada individuo.
Como decorre uma consulta de osteopatia?
A consulta inicia através da avaliação do cliente, na qual são retirados dados importantes, que permitem perceber qual a história, objetivos, medos e dúvidas do individuo. Simultaneamente, identifica-se a origem do problema, conduzindo o osteopata a um diagnóstico. Assim, é possível delinear um plano de tratamento apropriado ou encaminhar o individuo para outra especialidade, caso o tratamento osteopático não seja adequado ou contraindicado para a situação em causa.

Durante a intervenção, é utilizada uma grande variedade de técnicas manuais. Por exemplo: mobilização de tecidos moles, técnicas de mobilização articular, manipulação articular (high-velocity, low-amplitude techniques), manipulação visceral, exercício terapêutico, apropriadas a cada cliente. O tempo de cada consulta depende de cada cliente, podendo variar entre uma hora a uma hora e meia.
Benefícios
A osteopatia contribui para a ativação e harmonia do organismo. Tem como grandes benefícios, a melhoria da capacidade funcional do indivíduo, o alívio da dor e a prevenção de disfunções. Apresenta também benefícios, na educação dos clientes e prescrição de exercícios de forma a tornar o cliente o mais independente possível. Assim, apresenta resultados não só nos problemas músculo-esqueléticos, (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, patologia discal, tendinopatias), mas também em problemas viscerais (obstipação, hérnia do hiato, tensão pré-menstrual, azia, enfartamento), respiratórios e cranianos (cefaleias, problemas de ATM, tonturas, vertigens, sinusite). Tem benefícios em todas as idades, desde o recém-nascido ao idoso, assim como durante a gravidez.
Adulto
- Dores de costas
- Dores musculares
- Dores articulares
- Postura
- Dores de cabeça e insónias
- Gastrite e obstipação
Criança
- Assimetrias Cranianas e Faciais
- Refluxo Gastroesofágico
- Obstipação
- Cólicas
- Torcicolo congénito
- Alterações do sono
- Dificuldade na amamentação
- Postura
Saúde da mulher
- Gravidez, pré e pós-parto
- Dores menstruais e sexuais
- Incontinência urinária
- Cicatriz cesariana e episiotomia
