A Ciência da Vida
Que a sua vida seja cheia de vigor, que o seu corpo seja saudável, e que a sua mente esteja cheia de paz e tranquilidade.
Atharva Veda
Nas últimas décadas, a medicina personalizada e integrativa tem emergido como uma das áreas da saúde mais promissoras, adaptando o tratamento médico às características únicas e necessidades de cada paciente.
Esta abordagem individualizada aos cuidados de saúde é um dos pilares fundamentais da medicina Ayurvédica desde há milhares de anos.

Ayuverda, o que é?
O Ayurveda é um sistema abrangente e natural de cuidados de saúde que teve a sua origem na antiga tradição védica da Índia. Entende os seres humanos como redes de inteligência num universo de energia e informação; como seres multidimensionais em constante interação com o meio envolvente.
Frequentemente traduzida como a Ciência da Vida, na prática, é uma ciência que ensina a viver uma vida saudável e feliz em harmonia com a natureza e com os seus ciclos, e assim prevenir o aparecimento da doença. Visa dotar cada indivíduo com ferramentas e práticas diárias para que cada um possa alcançar o seu equilíbrio interno.
A chave para uma saúde vibrante: conhecer o seu biótipo
Segundo os ensinamentos védicos, cada pessoa nasce com tendências inatas únicas em termos de características físicas, mentais, emocionais e espirituais. Em linguagem ocidental poderíamos designar como biótipo (corpo-mente). Esta constituição corporal única é designada por prakruti – um termo em sânscrito cuja tradução literal é “natureza essencial”.
De acordo com a perspectiva ayurvédica, sempre que vivemos em alinhamento com a nossa verdadeira natureza (prakruti) estamos em equilíbrio. Contudo, esta constituição pode ser afectada por inúmeros factores como:
- estilo de vida e comportamento
- dieta e digestão
- stress
- mudanças sazonais
- factores ambientais
- qualidade das nossas relações.
Esta desregulação epigenética (por acção de factores ambientais e de estilo de vida) causa desequilíbrios relativamente à nossa verdadeira natureza e é designada, em termos ayurvédicos, por vikruti. Importa, por isso, promover uma observação constante e atenta destes nossos estados internos.
Desta forma, e tendo presente que o objetivo da medicina ayurvédica é equilibrar corpo e mente, as consultas de ayurveda assentam em 6 pilares fundamentais:
- alimentação
- movimento
- sono
- meditação
- gestão emocional
- autocuidado.
Abordagem ayurvédica à saúde e bem-estar: o seu diferencial
A Medicina Ayurvédica é:
- Personalizada. É elaborado um plano de tratamento específico com base na constituição única (prakruti) de cada paciente e nos seus desiquilíbrios actuais (vikruti).
- Preventiva. Ajuda a fazer escolhas adequadas que conduzem a uma vida saudável enquanto, simultaneamente, previne o aparecimento da doença.
- Prática. Capacita cada paciente com práticas simples para alcançar mais saúde e felicidade no seu dia-a-dia.
Procura sempre entender a origem e causa da doença para adaptar uma terapêutica adequada e eficaz.
“O objetivo de um estilo de vida ayurvédico é ,inicialmente, ajudar-nos a reconhecer estados de desequilibrio no nosso corpo. Posteriormente, ensina-nos também a fazer uso de ferramentas e práticas diárias para que o nosso corpo regresse ao estado de homeostasia necessário para viver uma vida longa, com energia e saúde.”
Terapeuta Ayurvédica Mariana Fernandes
A quem se destinam as consultas de ayurveda?
A quem pretende:
- Aprender a gerir os níveis de stress e ansiedade
- Reduzir os níveis de inflamação do corpo
- Nutrir o corpo e remover toxicidade
- Melhorar a sua digestão
- Aprender a comer de forma intuitiva, fazendo escolhas adequadas
- Ter uma boa rotina de sono
- Ter de um metabolismo saudável
- Melhorar a sua imunidade
- Aprender técnicas de regulação emocional
- Restaurar a sua vitalidade e aumentar os níveis de energia
- Criar mais harmonia e equilíbrio na sua vida.